quarta-feira, 27 de abril de 2016

República em evidência



Segundo Laurentino Gomes, em seu Livro 1889, brilhante jornalista, apaixonado pela história do Brasil, trás documentos muito interessantes que nos auxiliam a entender melhor os personagens. Sobre Deodoro da Fonseca, reforça a hipótese de que o velho marechal era monarquista, conforme o que consta nas correspondências trocadas com o sobrinho Clodoaldo Fonseca, aluno da Escola Militar de Porto Alegre, que integrava os jovens positivistas, a mocidade militar capitaneado por Benjamin Constant,
Escreveu Clodoaldo uma carta ao tio em 1888 onde expressava suas ideias republicanas. O velho marechal: "República no Brasil é coisa impossível porque será uma verdadeira desgraça. Os brasileiros estão e estarão muito mal educados para republicanos. O único sustentáculo de nosso Brasil é a monarquia. Se mal com ela, pior sem ela."
Em outra carta, pouco depois, o marechal recomendou ao sobrinho: “Não te metas em questões republicanas, porque República no Brasil e desgraça completa é a mesma coisa; os brasileiros nunca se prepararão para isso, porque sempre lhes faltarão educação e respeito”. Essas cartas demonstram que, até as vésperas do golpe contra o império, o fundador da República não era republicano.
Os detalhes dessa história estão nos capítulos no livro, 1889. Muito bom, aborda todo o processo até a Revolução Federalista, que será abordado mais adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário